Olímpia-SP, Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020

Saúde

Conheça alguns tipos de Câncer de Glândulas Salivares

O carcinoma mucoepidermoide é o tipo mais comum de câncer da glândula salivar e a maioria se inicia nas parótidas. Eles se desenvolvem com menos frequência nas glândulas submandibulares e nas glândulas salivares menores. Estes cânceres são usualmente de baixo grau, mas também podem ser de grau intermediário ou alto.

 

O carcinoma adenoide geralmente é de crescimento lento e, muitas vezes, quando visualizado ao microscópio parece ser de baixo grau. Ele tende a se espalhar pelos nervos. Às vezes, o carcinoma adenoide cístico recidiva após muitos anos. O prognóstico é melhor para os tumores menores.

 

Adenocarcinoma é um termo utilizado para descrever os tumores que se iniciam nas células glandulares. Existem muitos tipos de adenocarcinomas da glândula salivar:

 

Carcinoma de Células Acinares. A maioria começa na glândula parótida. Eles tendem a ser de crescimento lento e a ocorrerem em uma idade mais jovem do que a maioria dos tumores da glândula salivar. Eles são geralmente de baixo grau, mas como se desenvolvem no tecido adjacente tem provavelmente um melhor prognóstico.

 

Adenocarcinoma Polimorfo de Baixo Grau (PLGA). Estes tendem a começar nas glândulas salivares menores. São geralmente de baixo grau e na sua maioria curáveis.

 

Adenocarcinoma Não Especificado. Eles são mais comuns nas glândulas parótidas e nas glândulas salivares menores. Estes tumores podem ser de qualquer grau.

 

Adenocarcinomas Raros. Vários tipos de adenocarcinoma são bastante raros. Muitos tendem a ser de baixo grau e geralmente têm um prognóstico muito bom: adenocarcinoma basocelular, carcinoma de células claras, cistadenocarcinoma, adenocarcinoma sebáceo, linfadenocarcinoma sebáceo e adenocarcinoma mucinoso.

 

Outros Adenocarcinomas Raros. São mais susceptíveis de serem de alto grau e podem ter um prognóstico menos favorável: carcinoma oncocítico e carcinoma de duto salivar.

 

Outros Tipos de Câncer que podem afetar as Glândulas Salivares

 

Linfoma Não Hodgkin. A maioria dos linfomas não Hodgkin começam nos gânglios linfáticos. Raramente, estes tumores se iniciam nas células do sistema imunológico do interior das glândulas salivares.

 

Sarcomas. As glândulas salivares contêm vasos sanguíneos, as células do músculo e as células que formam tecido conjuntivo. Os cânceres que começam nestes tipos de células são denominados sarcomas. Eles raramente ocorrem nas glândulas salivares.

 

Cânceres das Glândulas Salivares Secundários. Tumores que se originam em outros locais ou se disseminam às glândulas salivares são denominados câncer de glândulas salivares secundários e são tratados de acordo com o local onde se originaram.

 

Por isso é importante que você esteja sempre em dia com a sua saúde.

 

Em Olímpia você encontra Dr. Fagner Soares Basilio, CRM:138.672 e Dra.Tamara J.Gazzaneo, CRM: 140.551 - Cirurgia geral e Cirurgia de cabeça e pescoço.

 

Eles estão prontos para te atender na Clínica Bem Estar - Centro de Especialidades que fica localizada na Rua Benjamin Constant, 1356-A.

 

Ligue agora mesmo e agende uma consulta: (17)3281-7770 ou (17)3280-4639.



Veja Também


Contatos
(17) 3281-6173
(17) 99721-1925

Estância Turística
de Olímpia
Cep: 15400-000