Saúde

CRIANÇAS PEQUENAS E A TECNOLOGIA

Tenho visto nos últimos dias crianças cada vez mais novas - e quando digo novas estou dizendo com 1 ano ou menos - usando smartphones, tablets e afins. A princípio até parece "bonitinho", "olha como é esperto!" mas, isso deveria causar estranheza e preocupação pois o prejuízo em várias áreas do desenvolvimento infantil é fato!!!!!!!!

 

 

 

Pais e responsáveis cuidado!!!!!

 

 A Associação Americana de Pediatria, já sugeriu, em 2009, que crianças menores de dois anos não deveriam ter nenhum contato com mídias.

 

De acordo com Piaget o período entre 0 e 2 anos de idade é a fase em que a criança se desenvolve através da exploração do seu ambiente e do contato (físico e pessoal) com as pessoas que a cerca. Isto inclui sentir, rolar, brincar, olhar, entrar em contato com as mais diversas experiências de cores, sons, sabores, texturas...

 

Estudos comprovam que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, pode causar prejuízo principalmente nas áreas de fala/ linguagem e psicológica.Viver no mundo dos eletrônicos desconecta os pequenos da realidade. Favorece para que vivam num mundo solitário e isolado. O que pode acarretar, dificuldades de relacionamento social, timidez, baixa tolerância a frustração, graus elevados de ansiedade e em alguns casos agressividade e até mesmo depressão.

 

Isto sem falar nos efeitos que ainda não podem ser avaliados, que só saberemos no futuro.

 

A orientação para os pais é que sempre respeitem as idades de desenvolvimento da criança com relação a brinquedos e jogos de qualquer espécie, principalmente os eletrônicos. E com relação a estes os limites de horário/tempo para seu uso é indispensável, além de estar por dentro do que a criança está assistindo ou jogando, preferencialmente sempre interagir com ela.

 

O desenvolvimento da criança só se dá, de fato, quando ela pode conhecer e explorar o mundo das mais variadas formas, respeitando seu amadurecimento neuropsicomotor e emocional.

 

Patricia Ferrato Calvo - Psicóloga



Veja Também


Contatos
(17) 3281-6173
(17) 99721-1925

Estância Turística
de Olímpia
Cep: 15400-000