Olímpia-SP, Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020

Educação

É hora de se preparar para voltar à rotina escolar, diz psicóloga

Chegando quase ao fim do primeiro mês do ano muitos pais começam a se preocupar com a volta às aulas. Durante o período de férias é comum as crianças saírem da rotina, acordam mais tarde, brincam o dia todo, dormem mais tarde. Neste momento é preciso que os pais ajudem os seus filhos a se readequarem novamente à rotina.

 

A psicóloga e pedagoga Carolina Rebelato Paludetto Celestrini explica como este período por ser difícil para alguns pais e filhos e dá dicas de importante de como passar por este momento.

 

“Para algumas famílias este período é um grande desespero, pois os filhos saíram da rotina e acordar cedo novamente já não é tão prático mais. Para evitar esses momentos os responsáveis já podem começar a colocar as crianças para dormir no horário adequado e já introduzir a rotina do período escolar. A maioria das escolas inicia o ano letivo daqui uma semana, é tempo suficiente para voltar à rotina”, orienta a psicóloga e pedagoga.

 

É importante lembrar que para muitos pais é uma nova rotina, por ser a primeira vez do filho na escola, por isso nesse momento é muito importante a presença e total apoio dos pais.

 

“É importante esclarecer para a criança o que é a escola, como é, quais atividades serão realizadas lá, e não esquecer de um detalhe: dizer à criança que alguém irá buscá-la, para não se preocupar! Algumas crianças têm medo de serem esquecidas ou deixadas na escola, afinal será a primeira vez fora de cada ou do ambiente seguro dela”, frisa Carolina.

 

É um momento bem difícil para muitos pais também. “Quando é a primeira vez da criança na escola o coração do responsável (geralmente a mamãe) fica apertadinho. É normal e muito comum esse sentimento, afinal não é fácil deixar o filho por tanto tempo em um ambiente novo”, frisa Carolina.

 

Mas é claro que logo ambos se adaptam à nova rotina. É importante lembrar que a escola é um ambiente preparado e estruturado para receber as crianças. Lá elas irão receber os estímulos e ensinamentos de maneira adequada.

 

“Não deixem de levar, não deixem a criança faltar desnecessariamente. Na escola a criança desenvolve muitas coisas essenciais para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e emocional”, conclui a psicóloga e pedagoga Carolina.



Veja Também


Contatos
(17) 99721-1925
Estância Turística
de Olímpia
Cep: 15400-000