Saúde

Frutas vermelhas na diminuição dos riscos de diabetes do tipo II.

As frutas vermelhas possuem diversos benefícios à saúde devido ao alto teor de antocianinas em sua composição nutricional. Elas atuam da prevenção contra envelhecimento ao combate de doenças, além de serem repletas de vitamina C, outro antioxidante natural que reforça a defesa do corpo contra infecções e mantém a elasticidade da pele (entre outras funções, ela é importante na síntese de colágeno).

 

 

            Recentemente uma meta-análise, publicada pelo European Journal of Clinical Nutrition (na edição on line de 17/ago/2016), enfatizou outro importante benefício do consumo de fontes de antocianinas presentes nas frutas vermelhas, como a redução de 18% do risco de diabetes tipo 2. Os autores do estudo ainda indicam que o consumo diário de pelo menos 17 gramas de frutas vermelhas por dia (7,5 mg de antocianinas) pode reduzir em 5%, o risco de diabetes tipo 2.

 

            Além das frutas vermelhas como amora, framboesa, morangos, cerejas e mirtilos, todos os alimentos de coloração arroxeada são importantes fontes desses compostos tais como açaí, jabuticaba, uvas de diferentes tipos, entre outros.

 

            É importante lembrar que os efeitos benéficos das frutas vermelhas são potencializados com a alimentação saudável e o adequado aporte de todos os nutrientes. Além disso, bons hábitos de vida, redução do estresse e a prática de atividade física, são determinantes para diminuir o risco das doenças metabólicas e promover mais qualidade de vida. 

 

Nutricionista Erievelin Roberta Ferreira

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