Saúde

Hérnia de Disco, O que é ?

 

A nossa coluna é formada por articulações compostas pelas vértebras e também pelos discos intervertebrais, que ficam entre as vértebras. Esses discos são formados por um anel fibroso e um núcleo gelatinoso conhecido como núcleo pulposo. A função do disco intervertebral é amortecer os impactos sofridos no dia a dia, ele sustenta o peso do próprio corpo e todos os movimentos que você faz de inclinação e rotação da coluna.

 

 

hérnia de disco acontece por causa do aumento da força exercida no núcleo pulposo, com isso ele se desloca e rompe o anel fibroso. O anel vai em direção ao canal medular ou em direção aos espaços por onde as raízes nervosas passam gerando compressão destas estruturas.

 

A dor inicia-se devido a essa compressão causando uma isquemia na raiz nervosa ou devido a irritação desse material “gel” na raiz nervosa.

 

O que causa a HERNIA de DISCO

 

Hérnia de Disco é uma doença que causa bastante dor na região lombar ou cervical, através da compressão dos nervos pelos discos. Estas dores são insuportáveis, portanto é o sinal mais significativo do problema. Confira abaixo outros sintomas:

 

– dor irradiando para as pernas, quando o desgaste acontece na região lombar;

– dor nos braços ou ombros, quando o problema está na região da nuca (cervical).

– sensação de formigamento; sensação de dormência

– sensação de fraqueza nas pernas, devido à doença atingir as raízes dos nervos que inervam a musculatura das pernas;

– perda de movimento;

– alteração dos hábitos urinários ou intestinais.

 

Como diagnosticar

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico.

 

 

Exames como Raio-X, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.

 

Tratamento

 

-Conservador

 

 O primeiro tratamento para a hérnia de disco é um período de repouso com medicamentos analgésicos, seguido por fisioterapia. A maioria das pessoas que segue esses tratamentos se recupera e retorna a suas atividades normais,  poucas pessoas precisarão de tratamento mais específico como uma cirurgia.

 

Medicação - Dependendo da intensidade da dor diversas medicações podem ser utilizadas antiinflamatórios, corticóides, analgésicos opióides. Também pode associar relaxantes musculares na presença de contraturas musculares.

 

Fisioterapia- É imprescindivel para hérnia de disco e para a recuperação do paciente e tem como objetivos aliviar a dor, melhorar a função, fortalecer os músculos das costas e prevenir o agravamento da lesão.

 

O tratamento fisioterapêutico para hérnia de disco deve ser escolhido pelo fisioterapeuta tendo em conta as necessidades do paciente, tais como:

 

  • Eletroterapia recorrendo ao uso de correntes eléctricas, de calor e de ultra-som que diminuem a dor e a inflamação
  • Hidroterapia pois a água evita a compressão do disco durante os exercícios fisioterapêuticos;
  • Reeducação Postural Global (RPG) para corrigir desalinhamento postural  e para estabilização da coluna​ através de fortalecimento e alongamento da musculatura adequada
  • Exercícios de Pilates para aumentar a força muscular e a flexibilidade

     - Cirurgico -Devendo este ser realizado quando nenhum tratamento conservador bem feito obtiver resultado.

 

Prevenção 

          O paciente deve evitar qualquer postura por tempo prolongado, realizar freqüentemente exercícios para manter a amplitude de movimento normal, gerando uma postura equilibrada. 

 

 

Susana Basso Penna -Fisioterapeuta 

Especializações:RPG, Ortopedia, Dermato Funcional e Pronto Socorrismo 

Clinica Pró-Vida

Rua Maria Tereza Breda, 250 - Jardim Glória ( ao lado do restautante Dat Badan)

17-3281-2490 - 17-99606-1541 ​

Acesse e saiba mais: https://www.facebook.com/ClinicaProVidaOlimpia/?fref=ts

 



Veja Também


Contatos
(17) 3281-6173
(17) 99721-1925

Estância Turística
de Olímpia
Cep: 15400-000