Olímpia-SP, Sexta-Feira, 30 de Outubro de 2020

Papo Pet

Shih Tzu- Saiba mais sobre essa linda raça

Algumas pessoas chamam o Shih Tzu de diversos outros nomes como: shi tzu, shitzu, xitzu, chitos, cheetos, shitsu, shiatsu, shin tzu e assim por diante. Porém, o nome correto é Shih Tzu.

 

 

Se você quer saber tudo sobre essa raça, continue lendo o artigo!

 

Expectativa de vida: 12 a 16 anos

Ninhada: em média 3 filhotes. Pode variar de 1 a 5.

Grupo: 9 – Cães de Companhia

Padrão da Raça: CBKC

Cor: preto, marrom ou branco são os mais populares. É comum serem bicolor.

Pelo: longo

Tamanho: Toy/pequeno

Tosa: requer pouca tosa

Altura (macho e fêmea): até 28cm

Peso (macho e fêmea): entre 4kg e 7kg

Ambiente ideal: O Shih Tzu é o cão ideal para a cidade e para o campo. Na cidade, esses cães se acostumam facilmente com barulhos e o estilo de vida em apartamento. Eles também adoram correr pelo campo, mas eles são pequenos, frágeis e são cães de companhia, por isso mesmo no campo devem ser mantidos dentro de casa. São um dos cachorros mais apropriados para apartamento.

 

Origem da raça Shih Tzu

 

Anúncio canilSaveO nome “Shih Tzu” significa “cão leão” e é uma das raças mais apreciadas na China por causa da sua associação com o budismo. Embora o Shih Tzu seja mais comumente associado à China, ele foi provavelmente originado no Tibet no século 17, quando era tido como um “cão sagrado”. O Shih Tzu que conhecemos hoje, se desenvolveu na China durante o reinado da Imperatriz Cixi (Tzu-shi, 1861-1908). O Shih Tzu e o Pequinês compartilham de histórias parecidas, entretanto, conseguimos diferenciar o Shih Tzu na arte chinesa porque ele tem um topete na cabeça.

 

Temperamento e personalidade do Shih Tzu

 

Shih Tzu filhotinhoSaveShih Tzus são alegres e extrovertidos. Eles são bons cães de colo e ótima companhia para brincar também. Eles estão sempre animados. São apegados à família e ótimos com crianças. Eles são bem teimosos e podem ser difíceis de educar. Os Shih Tzus ocupam o 70º lugar no ranking de inteligência canina.

 

 

Shih tzu Macho ou Shih tzu fêmea?

 

Tanto o Shih Tzu macho quanto o Shih Tzu fêmea são super carinhosos e adoram ficar no colo do dono e segui-lo pela casa. Os dois devem usar um laço ou prendedor no topete, para que os pelos não caiam nos olhos e não tampem sua visão.

 

A fêmea entra no cio uma vez por ano, o que pode ser resolvido com a castração. Os machos demarcam território fazendo xixi pela sala, o que também é resolvido com a castração. Veja aqui as vantagens de você castrar seu Shih Tzu.

As fêmeas tendem a ser mais agitadas que os machos, que normalmente são mais calmos e tranquilos.

Os machos costumam ser mais peludos, com a cabeça mais larga e uma postura mais imponente, o que acontece também em outras raças, não só com o Shih Tzu. As fêmeas são mais delicadas.

 

 

 

 

 



Veja Também


Contatos
(17) 99721-1925
Estância Turística
de Olímpia
Cep: 15400-000